Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Cânticos Nocturnos
27 septembre 2006

Imperdoável Titulo Original: Unforgiven

179zclc0W5q4496v08824W8Fg2w3882881

Imperdoável

Titulo Original: Unforgiven
Realização : Clint Eastwood

Actores : Clint Eastwood, Morgan Freeman, Gene Hackman e Richard Harris

Ano : 1992  Duração : 123 Minutos

Clint Eastwood, na dupla função de realizador e actor, regressou de forma notável ao Western com um filme sombrio, cruel e fascinante.

Em 1880, William Munny vive pacata e miseravelmente com os filhos numa quinta no Kansas, depois de se ter retirado de uma bem sucedida carreira de pistoleiro. Um dia recebe a visita de um rapaz, Schofield Kid, que lhe propõe um negócio: 1000 dólares pela morte de dois cow-boys que assassinaram barbaramente uma prostituta. Munny começa por recusar a proposta mas por fim acaba por aceitar na condição de poder contar com a colaboração do seu velho amigo Ned Logan. Os dois chegam à cidade de Big Whiskey, onde a prostituta foi morta, e cujo xerife, Little Bill Daggett, que ouviu falar da recompensa, expulsa violentamente um pistoleiro inglês. Mais tarde, Munny e os companheiros conseguem abater um dos cow-boys e Ned decide partir. Todavia é apanhado pelo xerife, que o tortura e assassina, exibindo o seu cadáver à porta do "saloon". Munny e o Kid abatem o segundo cow-boy e Munny, ao saber o que aconteceu a Ned, regressa sozinho à cidade para se vingar do xerife de forma impiedosa.
Clint Eastwood assinou em 1992 o filme mais importante e surpreendente da sua carreira de realizador iniciada nos anos 70. "Imperdoável" não foi só o grande e incontestado vencedor dos Oscares da Academia desse ano mas a confirmação da grande maturidade de Eastwood atrás das câmaras. Por outro lado "Imperdoável" é um Western, género que conseguiu resistir às modas e às mortes anunciadas, onde Eastwood justamente demonstra ser um dos últimos e mais inspirados herdeiros da grande tradição de um cinema, por excelência, genuínamente americano. Mas Eastwood, que tantas vezes encarnou o herói mítico e romântico do Oeste, constrói um Western nos antípodas da saga épica e aventureira. Na verdade, "Imperdoável" é uma obra densa, amarga, sombria e cruel, que reflecte sobre o abominável acto de matar de forma impressionante. Tudo gira em torno de um velho e acabado pistoleiro, magistralmente interpretado por Clint Eastwood, que aceita um derradeiro trabalho e acaba por ter de se assumir, por vingança, numa espécie de implacável anjo exterminador. No fundo, é a história de um homem assombrado pelo passado, incapaz de aceitar o presente, que regressa ironicamente ao passado para tentar mudar o seu futuro. Eastwood, com rara inteligência e sensibilidade, assina um Western que por vezes, parece uma tragédia grega pela sua depurada contenção psicológica e dramática bem como pela sua carga de fatalidade incontornável e violência desmedida. Em suma, uma magistral realização de Eastwood onde, para além dele próprio no protagonista, se destacam as notáveis interpretações de Morgan Freeman e Gene Hackman, este último galardoado com o Oscar do Melhor Actor Secundário.

É um «western» terminal (...) É, talvez, a obra maior de Clint Eastwood"
- Jorge Leitão Ramos (Expresso)
 

“Matar um homem é uma experiência inesquecível. Tira-se tudo o que ele tinha e tudo aquilo que ele teria”. 

A minha avaliação: 4,5

Publicité
Publicité
Commentaires
Cânticos Nocturnos
Publicité
Publicité